Adotar é um ato de amor.







10 de setembro de 2010

Adoção - Ato de amor e de responsabilidade


Na hora de escolher um companheiro peludo, seja ele canino ou felino, algumas perguntas vem imediatamente à tona: qual a raça ideal? E, ainda: quanto ele vai custar?
Mas as respostas podem vir em forma de outra pergunta, bem diferente das esperadas: por que não adotar? Nas ruas, muitos cães esperam por companhia. São cães e gatos de raça ou vira-latas, de diversas personalidades e tamanhos, que certamente têm muito carinho e momentos de diversão a proporcionar.

Na hora de adotar, os filhotes ainda são os preferidos, mas outras dezenas de cães que não entram neste perfil continuam aguardando quem possa dar-lhes um lar definitivo, muitas vezes a espera é longa, e para alguns esse dia nunca chegará.

Benefícios de adotar um animal já adulto

Ao contrário do que muitos pensam, adotar um animal já adulto traz muitas vantagens.
*Mais tranqüilos, não latem muito e não choram à noite;
*São mais obedientes por já terem uma capacidade de assimilação maior;
*São mais independentes, caso tenham que ficar sozinhos por algumas horas;
*Dificilmente destroem sapatos, móveis ou coisas dentro de casa;
*Aprendem a fazer as necessidades no local adequado com maior facilidade e velocidade;
*É mais fácil saber, antes de adotar, se ele é quieto, brincalhão, se gosta de correr ou se é mais reservado;
*Você não terá dúvida alguma sobre o tamanho dele;
*Se adaptam rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, incluindo as crianças;
*São mais atentos a chegadas de pessoas; no caso de cães, defendem mais a casa;
*Serão amigos fiéis e eternamente gratos a você

Na adoção de um animal adulto, ao contrario do filhote, o trabalho é sempre muito menor, pois ele passará apenas por um período de adaptação à nova casa. Este período é quase sempre muito curto, pois o animal adulto que vem de um abrigo ou das ruas tem muita gratidão pelas pessoas que o recebem em seus lares e demonstrará essa gratidão claramente tornando-se, em muito pouco tempo, um companheiro fidelíssimo, obediente e muito carinhoso. Os animais adotados já adultos fazem de tudo para agradar, por isso fica mais fácil educá-los.

Ao contrário do que muitos acreditam, o cão adulto, quando adotado, aceita muito facilmente a mudança em sua vida (que sempre será para melhor), torna-se um animal muito alegre que, certamente, será seu maior amigo.

A primeira coisa a ser feita antes de adotar um animal de estimação é analisar se você está realmente pronto para tê-lo em sua companhia. A vida média dele será de 10 a 15 anos e haverá gastos com ração e veterinário. Além disso, ter um bicho requer tempo para passeios e brincadeiras. Não se esqueça de que terá de pensar o que fará com ele quando as férias chegarem.

Um comentário:

  1. No momento só não adoto por já ter dois em casa! Nem têm mais espaço. Tenho um Rottweiler e uma Pooddle. Muito bom esse seu blog, incentivando as pessoas a adotarem e não à comprarem!

    ResponderExcluir